Tem uma ideia de negócio interessante, mas não sabe o que fazer a seguir? O projeto ClassroomX ajuda a transformar ideias e a acelerar o sucesso das startups.

Nunca foi tão fácil criar produtos, mas é cada vez mais difícil transformá-los em negócios à escala global. A pensar nisto, o Samsung NEXT estreou em Lisboa o novo conceito ClassroomX, uma experiência de partilha de conhecimento em ambiente intimista e reservado a 33 participantes. Durante a Web Summit, num espaço que recriou uma sala de aula, decorreram workshops, palestras e debates que permitiram desenvolver competências e oferecer ferramentas práticas aos empreendedores, programadores e equipas das startups.

O ClassroomX é uma ativação orientada para formar, ensinar e ajudar empreendedores e developers em fase inicial a dominar as técnicas necessárias para transformar as suas startups e acelerar o seu sucesso. Esta abordagem enquadra-se na estratégia do Samsung NEXT, um grupo de inovação da Samsung, desenvolvido especificamente para impulsionar um novo modelo de inovação corporativa.

Durante a Web Summit, Brendon Kim, Head of Global Investment Samsung NEXT, contou-nos que o objetivo deste programa é “fomentar o desenvolvimento de software e serviços transformadores, nos quais as pessoas e a tecnologia estejam cada vez mais interligados.” A ideia é garantir que as experiências de utilização não sejam apenas incríveis, mas simplifiquem e melhorem os enormes fluxos de dados e de dispositivos que nos rodeiam todos os dias.

Fornecem capital de risco, ajudam no desenvolvimento de negócios, fusões e aquisições e desenvolvem os produtos, com foco exclusivo em startups de software e serviços que podem complementar a experiência histórica da Samsung na área da eletrónica de consumo.

O especialista explicou-nos que o Samsung NEXT “atua como intermediário entre o mundo das startups e uma grande empresa (Samsung Electronics). É uma espécie de pivot da marca, conjugando as características de uma grande corporação com as de uma startup no dia a dia. É o melhor dos dois mundos e pode estabelecer as bases para progredir e crescer com novas ideias.”

O Samsung NEXT nasceu para ajudar a resolver o chamado “Dilema do Inovador”. “Mesmo para empresas de muito sucesso, é essencial continuar a olhar para o futuro, continuar evoluindo, inovar e buscar novas áreas de crescimento”, contou Brendon, salientando que “muitas vezes, o negócio principal de uma empresa é tão grande que pode afetar e reduzir a visão da gestão de topo, de repente deixam de ver além de si mesmos e do seu negócio, deixando passar grandes oportunidades.

Durante a Web Summit, vários especialistas nas áreas de produto, marketing e vendas, desenvolvimento da comunidade e captação de recursos financeiros, entre outros, vieram fornecer orientações e exemplos das melhores práticas para ajudar as startups a fazer escalar o seu negócio. “Queremos fornecer ferramentas e orientações práticas para resolver problemas comuns em todo o ecossistema de startups,” sublinhou o Head of Global Investment Samsung NEXT, Brendon Kim.

Christina Bechhold Russ, Diretora do Samsung NEXT Europe, dirigiu o workshop dedicado à conceção de modelos de negócio, percorrendo as etapas práticas necessárias para ir do conceito ao desenvolvimento e execução do plano. Afinal, para garantir a viabilidade das startups é importante desenvolver modelos de negócio com bases sólidas, que sejam capazes de criar e entregar valor acrescentado aos clientes.

Em destaque estiveram também as intervenções de Paulo Dimas, VP da Unbabel para a área de Product Innovation, Jacob Fricke, Diretor de Plataforma e Bo Ren, Diretora de Ecossistemas. Pode consultar aqui a agenda detalhada e os perfis dos oradores convidados. Todas as sessões do ClassroomX, incluindo os conteúdos e recursos partilhados, vão ficar disponíveis online e com acesso livre.

In Observador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *