Finy Ventures 8 Maneiras de Gerir sua Equipa durante o Distanciamento Social
Finy Ventures 8 Maneiras de Gerir sua Equipa durante o Distanciamento Social

É bastante desafiador gerir em quarentena sem a interação humana presencial e a estrutura de um dia de trabalho típico. Agora, adicione a isso a tarefa de gerir uma equipa nessas condições, especialmente quando você nunca fez isso antes. É assustador.

O que pode ajudar?

Redefina suas expectativas. A maioria das equipas é socializada e acostumada ao trabalho e à rotina. Eles trabalham juntos, localizados no mesmo escritório, nas mesmas condições de trabalho, com o mesmo horário de trabalho. Em quarentena, os gerentes devem ajudar as suas equipas a mudar imediatamente para o trabalho virtual. É preciso redefinir as expectativas de como o trabalho é realizado, deixando de lado quando e como as tarefas são realizadas, permitindo que os membros da equipa cumpram suas responsabilidades em seus próprios termos. Isso significa focar nos resultados e oferecer mais flexibilidade.

Mantenha contato regular. A pesquisa prova que tempos de ciclo de comunicação mais curtos são mais eficazes na construção e manutenção do moral e do envolvimento. Use mensagens instantâneas para manter contato regular. Não deixe um funcionário passar meio dia sem fazer o check-in. Convém fazer uma reunião todos os dias, de preferência por vídeo, talvez alternando a responsabilidade por quem lidera. Defina a expectativa de que todos estejam presentes e não se distraiam. Modele o que significa aparecer como um jogador de equipa.

Apoie a sua equipa, mas mantenha-o curto. Não precisa parar neste novo ambiente, mas pode ser mais prático usar o microlearning. Concentre-se em compartilhar lições curtas sobre um único tópico em um segmento de cinco a 10 minutos. Estes podem cobrir uma ferramenta, comportamento ou habilidade específica. Alterne a entrega dessas lições entre os membros da equipe e permita que eles identifiquem seus próprios tópicos. Pode pedir a um membro da equipe diferente para relatar a lição e liderar uma breve discussão sobre a aplicação, a relevância e as implicações do que todos aprenderam.

Designe colegas e coaches para adicionar uma camada de apoio mútuo. Atender às necessidades de todos os membros da equipa esgotará rapidamente a capacidade da maioria dos gerentes. Para distribuir essa responsabilidade, organize os membros da equipa em pares. Esse modelo de liderança compartilhada cria uma segunda camada de apoio mútuo e protege contra o isolamento emocional. Peça aos amigos para fazer o check-in diariamente e avaliar o envolvimento e o bem-estar gerais. Se as pessoas não cumpriram esse papel antes, pode ser útil dar algumas orientações.

Interprete o tom e a voz como damos feedback pessoal. É mais difícil ler os sinais emocionais do seu pessoal quando não está na mesma sala. Em vez de confiar em dados não verbais e linguagem corporal, agora você deve confiar em indicadores de proxy, como texto, voz e comunicações de vídeo pouco frequentes. Preste muita atenção a: padrões no tom da comunicação escrita; taxa, volume, afinação e inflexão da comunicação por voz; e quaisquer gestos físicos na comunicação por vídeo. Se você conhece bem o seu pessoal, as mudanças nesses padrões ajudarão a identificar desde cedo que um membro da equipa pode precisar de algum suporte adicional.

Otimismo e tire a equipa do medo. O otimismo é contagioso. Os líderes que demonstram esperança e confiança no futuro estão mais aptos a ajudar os membros de sua equipa a encontrar significado e propósito no trabalho, especialmente em condições stressantes. E não se esqueça de usar o humor como uma válvula de alívio. Lembre-se de que o medo congela a iniciativa, vincula a criatividade e gera conformidade em vez de compromisso. Por fim, considere que essas restrições costumam ser o fator que possibilita a inovação. Convide sua equipa a usar as condições de quarentena como estímulo para novas idéias.

Atualize mesmo que não haja atualização. A incerteza alimenta a ansiedade. Quanto mais você se comunica e compartilha, menor a chance de desenvolver um vácuo de informações. Comunique-se regularmente, mesmo que não tenha novas informações para compartilhar. Manter a transparência através de uma crise com atualizações frequentes é a expressão máxima de boa fé, empatia e preocupação genuína com sua equipa.

Avalie continuamente os níveis de stresse. Deixe claro que sua principal preocupação é o bem-estar deles.

Os seres humanos são criaturas hiper-sociais que desejam pertencer. É fundamental mesmo em condições de quarentena. Quando você cria e sustenta essas condições, permite que continuem desempenhando e contribuindo e, talvez, o mais importante em um momento como esse, reconheça a humanidade deles.

by Harvard Business Review

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *