Finy Ventures 4 Startup Branding Trends That Are Finding Success
Finy Ventures 4 Startup Branding Trends That Are Finding Success

Os anos 2010 foram definidos por startups de base tecnológica, como Uber e Airbnb, que abalaram grandes indústrias como transporte e hospitalidade. Embora seus produtos fossem revolucionários, no final das contas, foram as marcas de ponta que realmente levaram essas empresas ao próximo nível. Ao entrarmos em 2020, é importante buscar marcas que sejam tão atraentes e marcantes quanto as marcas que dominaram a última década.

Além disso, as gerações mais jovens, como a geração Y e a geração Z, estão ganhando mais poder de compra, de modo que seus gostos determinarão a direção das tendências da marca. Aqui estão quatro tendências emergentes que as startups devem acompanhar ao criar uma marca notável.

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1. As experiências interativas incentivam o público a se envolver com seu conteúdo
Como a publicidade direta tradicional continua a perder seu brilho com o público moderno, os clientes procuram novas experiências baseadas em tecnologia. Essas tecnologias, como a realidade virtual e aumentada, permitem que o público interaja com suas marcas favoritas de maneiras totalmente novas. Marcas que encontram maneiras de se reinventar nos espaços digitais são vistas como inovadoras e intrigantes pelos millennials e pela geração Zers. Conteúdo como os testes interativos do BuzzFeed assumiu as mídias sociais, permitindo que o público se personalize através das marcas com as quais interage on-line.

No ano passado, a IKEA expandiu os recursos do seu aplicativo de realidade aumentada, permitindo que os usuários colocassem várias peças de móveis virtuais da IKEA em seus quartos, essencialmente “tentando antes de comprar”. A capacidade dos clientes de visualizar facilmente móveis em seus próprios quartos os ajuda a interagir com a IKEA em um nível mais pessoal, tornando seu conteúdo e sua marca mais acessíveis aos consumidores do que nunca. Ao usar tecnologias imersivas como VR e AR, as marcas podem se posicionar como extensões das percepções de seus consumidores sobre o mundo.

2. Imagens abstratas cativam o público
A marca na moda é menos sobre os serviços que as marcas oferecem e mais sobre evocar emoções fortes, valores essenciais e idéias grandiosas. As imagens modernas da marca refletiram essa mudança ao se tornarem mais abstratas e sonhadoras do que nunca. Ao utilizar imagens mais ousadas, ecléticas e pós-modernas, as startups da moda promovem os aspectos mais etéreos de sua marca em um momento em que esses intangíveis são mais importantes do que nunca.

O Skillshare, uma plataforma de aprendizado on-line focada nas artes criativas, frequentemente usa imagens abstratas no blog para promover a sua marca como um centro de criatividade pronta para uso. As impressionantes imagens mostram a criatividade da comunidade da Skillshare, estabelecendo sua marca como um espaço digital no qual a imaginação com visão de futuro é incentivada.

3. Animações cortam a estática
O público moderno também está indo além das imagens estáticas, o que é evidente pela enorme popularidade dos GIFs nas mídias sociais. No entanto, os GIFs são usados ​​com tanta frequência agora que se tornaram um ruído de fundo, deixando seu objetivo original de fazer com que o público desacelere e se envolva com o conteúdo não realizado. Para remediar isso, as marcas de sucesso incorporaram movimento e animação a outros aspectos de sua presença on-line, a fim de capturar a atenção dos clientes. Ao ter animações encantadoras espalhadas por toda a interface do usuário de seu espaço digital, as marcas podem tornar a interação com elas uma experiência mais agradável e estimulante para seus clientes.

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O Mailchimp é uma plataforma de marketing digital que usa animações peculiares em todo o site para tornar seu espaço digital convidativo e não intimidador. Em vez de bombardear seus usuários com estatísticas e números, as animações simples e oníricas da Mailchimp colocam os clientes à vontade, incentivando-os a verificar o site e seus recursos.

4. Nomes de marcas atraentes intrigam o público
Para startups, produtos incríveis ou novos serviços inovadores não são suficientes para se destacar. Sua empresa deve estabelecer uma marca atraente e elétrica, e o primeiro passo para alcançar essa conexão com o público é através do nome da sua marca. Um nome pode facilmente criar ou quebrar sua marca aos olhos do seu público, portanto, decidir um nome que chame a atenção positiva e fique na mente de seu cliente é essencial para o processo de branding.

À medida que as marcas modernas estão mudando para se tornarem mais pessoais, dissonantes e perturbadoras, os nomes das marcas estão seguindo o exemplo. À medida que mais e mais domínios e marcas comerciais de nomes foram arquivados, as startups emergentes dobraram em relação a nomes impressionantes e prontos para uso. Muitos nomes, como Discord (uma plataforma social projetada para jogos) e Slack (um serviço de mensagens instantâneas criado para o local de trabalho) são poderosos e não convencionais, apesar de sua simplicidade. Outros, como a empresa de colchões Purple, usam nomes pouco comuns em combinação com marcas bem-humoradas e peculiares para obter uma quantidade enorme de atenção em indústrias com marcas tradicionalmente “chatas”. Algumas marcas chegam a usar nomes irônicos (como The Boring Company, de Elon Musk), combinando jogo de palavras com um nome que antes era considerado contra-intuitivo para se destacar da concorrência.

Se você estiver desenhando um nome que não é ortodoxo, faça testes extensivos de audiência para garantir que seu nome excêntrico atraia clientes em vez de aliená-los.

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O público está buscando marcas alinhadas com seus valores
O principal ponto em comum entre essas quatro tendências de marca é a ideia de que as marcas de startups não devem mais girar em torno de seus produtos ou serviços, mas nos intangíveis – suas declarações de missão, suas personalidades e seu espírito empreendedor.

À medida que as mídias sociais diminuem drasticamente a lacuna de comunicação entre clientes e marcas, o público está olhando para marcas que são mais pessoais e humanas. Eles os vêem quase como “amigos” e, como qualquer outro amigo, esperam que essas marcas tenham ideologias alinhadas às suas. As marcas iniciantes não chegarão longe se seus valores ou personalidades se chocarem fundamentalmente com os públicos do milênio e da geração Z. Para evitar isso, crie uma marca socialmente consciente, sem esforço e com uma declaração de missão forte e inconfundível.

in Entrepreneur

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